UOL Notícias Notícias
 

02/02/2009 - 13h07

Bento XVI defende criação de Comissão Bilateral entre Santa Sé e Turquia

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 2 FEV (ANSA) - O papa Bento XVI anunciou nesta segunda-feira seu desejo de criar uma Comissão Bilateral entre a Santa Sé e a Turquia visando, entre outras coisas, conseguir o reconhecimento jurídico da Igreja Católica no país.

"Conheço os vossos desejos e a vossa disponibilidade para um diálogo sincero com as autoridades a fim de encontrar uma solução aos diversos problemas da vossa comunidade, entre eles o reconhecimento jurídico da Igreja Católica e dos seus bens", afirmou o Pontífice ao receber no Vaticano um grupo de bispos turcos.

Bento XVI explicou também que "tais reconhecimentos terão consequências positivas para todos". "Devemos esperar que possam ser estabelecidos contatos permanentes, como, por exemplo, por meio de uma Comissão Bilateral".

O Papa também demonstrou sua intenção de que o acesso dos peregrinos a lugares cristãos na Turquia seja "cada vez mais facilitado" e para que seja criada uma "vigorosa pastoral para vocação", em vista da falta de sacerdotes no país. Durante a reunião, Joseph Ratzinger recordou a morte do sacerdote romano Andrea Santoro, assassinado em 5 de fevereiro de 2006 por um jovem fundamentalista muçulmano na província de Trabzon, Turquia, ressaltando a presença cristã no território como uma "rica história marcada pelo rápido desenvolvimento das primeiras comunidades cristãs".

Bento XVI disse também que não se pode esquecer de "todos os cristãos, religiosos e laicos que testemunharam a caridade de Cristo, às vezes até o dom supremo de suas vidas, como o padre Andrea Santoro".

"Que esta prestigiosa história seja para as vossas comunidades, das quais conheço o vigor da fé e da abnegação das provas, não só a lembrança do passado glorioso, mas também um encorajamento para prosseguir generosamente o caminho traçado, testemunhando entre os seus irmãos o amor de Deus por todos os homens", afirmou o Papa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host