UOL Notícias Notícias
 

02/02/2009 - 17h39

Chile: Em mensagem de vídeo, Bachelet convoca população para campanha internacional pela paz

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 2 FEV (ANSA) - A presidente do Chile, Michelle Bachelet, gravou um vídeo na última sexta-feira para convocar a população de seu país à "Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência", promovida pela ONG espanhola Mundo sem Guerras.

A adesão de Bachelet à campanha foi confirmada pelo pré-candidato do Partido Humanista à presidência do Chile, Tomas Hirsch, que coordena o projeto na América Latina.

A marcha, que começará na Nova Zelândia e acabará aos pés do monte Aconcágua, na Argentina, passará por 90 países entre 2 de outubro deste ano, data do nascimento de Mahatma Gandhi, e 2 de janeiro de 2010.

Entre 50 e 70 pessoas percorrerão lugares simbólicos da Europa, do Oriente Médio, da América Latina e da Ásia, entre eles as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, vítimas de ataques nucleares norte-americanos no fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Intelectuais e personalidades políticas devem aderir à campanha nos próximos dias com mensagens e vídeos, a exemplo da presidente chilena.

Em entrevista ao jornal La Tercera, Hirsch disse que Bachelet estava bastante entusiasmada e se comprometeu a apoiar a iniciativa e convocar o povo para lutar pela paz mundial e o desarmamento nuclear.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host