UOL Notícias Notícias
 

02/02/2009 - 13h51

Presidente italiano pede fim da violência e da xenofobia

ANSA
ROMA, 2 FEV (ANSA) - O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, comentou os crimes que estão ocorrendo na Itália, fazendo uma referência indireta ao caso do imigrante indiano que foi espancado e teve o corpo queimado em Roma no final de semana, e pediu pelo "fim da xenofobia, do racismo e da violência".

"Estamos nos confrontando com terríveis incidentes que agora não serão mais considerados fatos isolados, mas sim, sintomas alarmantes de tendências que infelizmente estão crescendo", declarou Napolitano em um comunicado.

Na madrugada do último domingo, um imigrante indiano de 35 anos foi agredido e teve o corpo queimado em uma estação de trens da localidade de Nettuno, próximo à capital italiana. Três jovens italianos foram detidos como supostos agressores. Segundo a imprensa, um deles confirmou que eles estavam apenas "se divertindo".

No texto, o presidente italiano fez ainda um "forte apelo a todos aqueles que têm responsabilidades institucionais, culturais e educativas, para se manifestarem pelo fim da xenofobia, do racismo e da violência".

Também hoje, o ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, afirmou que o caso do indiano "é um caso horrível" e disse crer que os responsáveis pelo crime serão punidos severamente.

O chanceler também comentou as propostas do partido conservador Liga Norte sobre as questões de imigração, dizendo acreditar que "todos estão convencidos de que o que estamos fazendo é aplicar um pacto europeu sobre imigração, que é muito claro e preciso nas questões de clandestinidade".

"É necessário distinguir corretamente entre os que não respeitam a lei, que são expulsos e repatriados, e aqueles que por sua vez a respeitam, que são integrados", afirmou Frattini, ressaltando que "há episódios absolutamente intoleráveis, mas também é preciso ver os tantos casos virtuosos de imigrantes que trabalham e respeitam a lei".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host