UOL Notícias Notícias
 

09/02/2009 - 13h32

Dalai Lama critica repressão chinesa e pede ajuda a parlamentares italianos

ANSA
ROMA, 9 FEV (ANSA) - O líder espiritual tibetano, Dalai Lama, criticou nesta segunda-feira as ações do governo chinês contra o Tibete e afirmou que a situação na província é grave, porque "há um forte ressentimento" entre a população chinesa e a tibetana.

Durante um encontro com o Intergrupo Parlamentar pelo Tibete, em Roma, o líder tibetano afirmou que a resposta das autoridades chinesas para a revolta dos monges no ano passado não foi de cautela, mas de uma maior repressão.

O presidente do Intergrupo Parlamentar e deputado pelo Partido Democrata (PD), Matteo Mecacci, disse que Dalai Lama pediu auxílio aos parlamentares e aos governos "para ajudar o povo tibetano condenado à morte".

Dalai Lama está na Itália para receber o título de cidadão honorário de Roma e se encontrou com 25 parlamentares italianos esta manhã.

"Estou profundamente convencido de que Dalai Lama, líder espiritual de milhões de budistas de todo o mundo e representante de um povo oprimido que aspira liberdade e democracia, representa a solução e não um problema para a República Popular Chinesa", disse o deputado Gianni Vernetti após o encontro.

Mecacci e a também deputada pelo PD Anna Paola Concia declararam que "o Parlamento e o governo não podem ser indiferentes nessa tragédia".

O presidente do Intergrupo defendeu também que reconhecer Dalai Lama como interlocutor é o primeiro passo para a China também o reconhecer.

"Sabemos que há um preço político a pagar, mas a China deve escolher entre a democracia e o autoritarismo", disseram os dois deputados.

O Intergrupo Parlamentar pelo Tibete visa, entre outras coisas, pedir um debate na Câmara italiana sobre a situação da província e sobre as relações do país com a China antes do dia 10 de março, data do 50º aniversário do início da repressão chinesa contra o Tibete, que luta por independência.

O líder Dalai Lama deverá ainda visitar Veneza e depois viajar para a Alemanha, onde receberá um prêmio.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h30

    0,26
    3,138
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h38

    -0,70
    75.472,84
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host