UOL Notícias Notícias
 

10/02/2009 - 12h24

Caso Battisti: Chanceler italiano diz que não assistirá amistoso Brasil-Itália

ANSA
LUANDA (ANGOLA), 10 FEV (ANSA) - O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, que realiza uma visita oficial de dois dias a Angola, declarou que não irá assistir o amistoso entre Brasil e Itália, que ocorre nesta terça-feira em Londres, às 17h45 de Brasília.

"Não poderei ver essa partida entre Brasil e Itália, porque estarei empenhado em diálogos políticos", explicou o ministro, falando com a imprensa local.

"Mas vou torcer pela Itália para dar um primeiro sinal esportivo aos meus amigos brasileiros", acrescentou Frattini, que será recebido esta tarde pelo chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, e pelo primeiro-ministro, Paulo Kassoma.

Recentemente, o ministro da Defesa, Ignazio La Russa, e o subsecretário das Relações Exteriores, Alfredo Mantica, pediram o cancelamento do amistoso para pressionar o Brasil a conceder a extradição do ex-militante Cesare Battisti, mas essa hipótese foi rejeitada pelo governo italiano.

Por outro lado, continuam os pedidos de protesto para a partida de hoje. A associação de apoio á seleção italiana, Cuore Azzurro, pediu que os jogadores entrem em campo com a faixa de luto no braço. O mesmo pedido havia sido feito pela ministra da Juventude, Giorgia Meloni.

O amistoso entre Brasil e Itália se tornou foco dos debates políticos devido à crise diplomática entre os dois países, ocasionada pela concessão de refúgio político a Battisti, por parte do Brasil.

Preso desde 2007 no país, o ex-militante obteve o refúgio concedido pelo Ministério da Justiça, mas a Itália recorre à decisão no Supremo Tribunal Federal (STF), que deverá se pronunciar se extradita ou permite que o ex-militante italiano, condenado à prisão perpétua por quatro homicídios em seu país, continue a viver no Brasil.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host