UOL Notícias Notícias
 

13/02/2009 - 08h45

Michelle Bachelet e Raúl Castro inauguram Feira Internacional do Livro de Havana

ANSA
HAVANA, 13 FEV (ANSA) - A presidente chilena, Michelle Bachelet, e seu par cubano, Raúl Castro, participaram nessa quinta-feira da inauguração da 18ª Feira Internacional do Livro de Havana, que este ano homenageia o Chile.

Segundo o ministro da cultura cubano, Abel Prieto, esta edição dedica "um espaço muito relevante ao trabalho de recuperação da memória".

"Muitos livros são direcionados à memória histórica de Cuba e do mundo", explicou o ministro ao lado de Bachelet e de Castro, enfatizando também que "são muitos os vínculos que nos unem ao Chile e [que estes] são muito profundos".

Em frente a um grande painel com a imagem de Fidel Castro abraçado ao ex-presidente chileno Salvador Allende, Bachelet, por sua parte, afirmou que seu país "viveu 17 anos de autoritarismo e de silêncio cultural".

A presidente também aproveitou a ocasião para declarar que sua visita à ilha caribenha "cumpriu com todos seus objetivos e foi um momento excelente para nossos povos".

A mandatária chilena, que iniciou sua agenda no país na última quarta-feira, encerra sua visita de Estado hoje. Em 37 anos, ela é a primeira chefe de Governo do Chile a visitar o país, após seu antecessor Salvador Allende, que esteve em Cuba em 1972.

Um dos destaques de sua viagem foi seu encontro com o ex-presidente cubano Fidel Castro, que está com a saúde "muito boa", segundo Bachelet. "(Fidel) está ágil, ativo como sempre, e é impressionante a quantidade de informações e estatísticas que guarda", declarou a presidente classificando o encontro como "muito importante e de alto nível".

A Feira Internacional do Livro, que irá até o próximo dia 22, reúne este ano 105 expositores chilenos e 266 editoras de 43 países, com a exposição de mil títulos e sete milhões de exemplares.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host