Personalidades recordam Bulgarelli, 'símbolo' da seleção italiana

BOLONHA, 13 FEV (ANSA) - Personalidades do mundo esportivo lamentaram nesta sexta-feira a morte do ex-atleta Giacomo Bulgarelli, maior jogador da história do Bologna, que faleceu na quinta-feira à noite aos 68 anos.

"Com Giacomo Bulgarelli desaparece o grande senhor do futebol, dentro e fora do campo", declarou o presidente da Federação Italiana de Futebol (Figc), Giancarlo Abete, recordando o título europeu conquistado pelo jogador com a seleção italiana em 1968.

Bulgarelli foi "um símbolo, ligado ao Bologna durante toda sua carreira", disse.

Considerado um dos maiores jogadores de seu tempo, o italiano colecionou 29 convocações para a seleção italiana, foi capitão na Copa de 1966 e marcou sete gols, sendo considerado "um ótimo jogador e uma grande pessoa" por Gianni Rivera, ex-jogador e ex-companheiro de Bulgarelli.

Rivera conta que Bulgarelli "fez parte do grupo que fundou a Associação Italiana de Jogadores (AIC)", entidade que funciona como sindicato dos jogadores de futebol e que "ajudava aqueles jogadores que tinham menos garantias, das divisões inferiores".

O presidente da Câmara dos Deputados da Itália, Gianfranco Fini, também lamentou a morte do ex-jogador, que "levou no alto a bandeira do Bologna, na Itália e na Europa".

Bolonhês e torcedor da equipe da qual Bulgarelli foi o maior símbolo, Fini disse ter "recebido com sincera comoção a notícia da morte" do ex-jogador.

O atual técnico do Bologna, o sérvio Sinisa Mihajlovic, prometeu que sua equipe vai buscar a vitória na partida contra o Napoli, neste sábado, em homenagem a Bulgarelli.

"Amanhã vou tentar vencer por ele, para lhe dar uma última felicidade", disse o técnico.

Detentor do recorde de aparições com a camisa do Bologna, que vestiu 486 vezes, Bulgarelli ajudou sua equipe a vencer um Campeonato Italiano e duas Copas da Itália na década de 1960.

Na próxima segunda-feira, será realizada uma cerimônia na Igreja Della Certosa, em Bolonha, onde familiares, amigos e torcedores terão a oportunidade de dar um último adeus ao grande ídolo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos