UOL Notícias Notícias
 

16/02/2009 - 13h07

Embaixada italiana celebra 80 anos do Estado Vaticano

ANSA
ROMA, 16 FEV (ANSA) - Os painéis esculpidos pelos italianos Lorenzo Ghiberti e Filippo Brunelleschi em 1401 para a porta do Batistério de Florença serão expostos no Palácio Borromeo, sede da embaixada italiana junto a Santa Sé, em comemoração aos 80 anos da criação do Estado do Vaticano.

As obras, que nunca saíram do Museu Nacional de Bargello e que são consideradas o início do Renascimento, serão expostas durante as festividades do dia 18 de fevereiro, que devem contar também com a presença do presidente da Itália, Giorgio Napolitano, do primeiro-ministro do país, Silvio Berlusconi, e do secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone.

A iniciativa de colocar os painéis em exibição representa "a importância que a Itália atribui a relação com a Santa Sé", afirmou a embaixada italiana.

Na ocasião, que comemora os 80 anos da assinatura do Tratado de Latrão e os 25 anos do Acordo de Modificação da Concordata, os presentes receberão um livro sobre o tema, editado pela Umberto Allemandi.

O volume possui dois prefácios de abertura, escritos pelo ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, e pelo ministro da Cultura do país, Sandro Bondi.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host