UOL Notícias Notícias
 

18/02/2009 - 09h53

Chanceler italiano realiza visita surpresa a tropas de ocupação no Afeganistão

ANSA
HERAT, 18 FEV (ANSA) - O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, realizou nesta quarta-feira uma visita surpresa a Herat, sede do comando militar italiano no Afeganistão, e depois partiu para Cabul, onde se reúne com o presidente Hamid Karzai e o chanceler afegão, Rangeen Dadfar Spanta.

O chanceler italiano, que foi recebido em Herat pelo comandante do contingente italiano, general Paolo Serra, fez um agradecimento aos soldados e declarou que a Itália "sempre terá orgulho de vocês".

"Quero exprimir a vocês a gratidão da Farnesina [chancelaria italiana] e de todas as forças políticas italianas, sem distinção", disse Frattini se dirigindo aos homens da tropa de ocupação italiana no país.

"Admiro muito suas capacidades de serem amados pela população civil daqui", continuou.

Frattini anunciou ainda que a Itália está analisando enviar reforços para a região, "como algumas centenas de homens" para garantir estabilidade durante as eleições presidenciais do país, marcadas para agosto.

O chanceler também mencionou a conferência internacional sobre Paquistão e Afeganistão que está sendo preparada pela Itália, que exerce a presidência de turno do G8 [grupo dos sete países mais ricos e a Rússia], prevista para acontecer em Trieste, em junho.

Frattini afirmou que seu país, como presidente do G8, "está avaliando", junto aos Estados Unidos e a outros países aliados, convidar o Irã para a reunião, pois, a Itália acredita que Teerã possa ser um "interlocutor" no processo de estabilização do Afeganistão, desde que faça isto de um modo "positivo".

Recentemente, em viagem a Londres, o chanceler já havia enfatizado que a presidência italiana do G8 se empenharia na mudança de estratégia do grupo para o Afeganistão e também para o Irã.

Antes de partir para Cabul, capital afegã, Frattini também tinha programada uma reunião com o governador local, Yusuf Nouristani.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host