UOL Notícias Notícias
 

26/02/2009 - 12h04

Próxima enciclica de Bento XVI tratará problemas sociais e econômicos

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 26 FEV (ANSA) - O papa Bento XVI anunciou nesta quinta-feira que sua próxima encíclica tratará de problemas econômicos e sociais, pois a Igreja Católica "tem o dever de denunciar" esses "difíceis temas".

O Papa, que fez o anúncio durante o encontro anual com párocos e sacerdotes das dioceses de Roma, admitiu que o tema é difícil, porque "de uma parte é necessário falar com competência" e "da outra é preciso ter conhecimento e ética, a partir da consciência do Evangelho".

A terceira encíclica de Bento XVI, com o título "Caritas in veritate", após a publicação de "Deus caritas est" (2005) e "Spe salvi" (2007), deverá ser publicada no próximo semestre.

"É preciso dar respostas fundadas em argumentos sérios e competentes, e não baseadas somente no moralismo", explicou Bento XVI aos religiosos presentes no encontro.

Questionado por um pároco sobre o que os sacerdotes devem fazer diante desta situação, o Pontífice ressaltou que é preciso denunciar "o egoísmo e a avareza" que levam ao "pecado original" e "influenciam a relação entre os homens".

O Papa observou que na situação atual, é preciso "uma macro e uma micro-justiça", não apenas para impor "bons modelos econômicos", mas também "ações justas".

Cerca de 500 religiosos, entre párocos, seminaristas e diáconos, compareceram ao encontro, liderados pelo cardeal Agostino Vallini.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host