UOL Notícias Notícias
 

13/03/2009 - 08h58

Caso Battisti: Ministro da Defesa italiano volta a criticar Tarso Genro

ANSA
ROMA, 13 MAR (ANSA) - O ministro da Defesa italiano, Ignazio La Russa, voltou a criticar nesta sexta-feira o ministro da Justiça brasileiro, Tarso Genro, pela concessão do status de refugiado político ao ex-ativista Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos.

La Russa afirmou "ter grande respeito pela magistratura brasileira", mas não respeitar "a decisão tomada por Genro" e, segundo ele, o ministro brasileiro "está tentando condicionar, de qualquer modo, o Judiciário" do país.

Definindo as atitudes do ministro brasileiro como "agressivas e caluniosas", La Russa explicou que Genro tenta condicionar a Justiça porque "está percebendo que o povo brasileiro não está muito contente com a possibilidade de um assassino ser colocado em liberdade e poder circular pelas esplêndidas cidades do país", em referênica a Battisti.

Preso no Brasil desde 2007, Battisti espera a decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF), que deve sair ainda este mês, para saber se será extraditado ou se permanecerá com o status de refugiado político, concedido pelo governo brasileiro no último dia 13 de janeiro.

La Russa não foi o único a acusar o ministro brasileiro de tentar condicionar a decisão do STF. Na última quinta-feira, o ministro para Políticas Europeias italiano, Andrea Ronchi, afirmou que Genro está criticando a Itália de forma "inútil" e "despudorada" para tentar influenciar a decisão do Supremo no caso.

Ontem, em audiência conjunta das comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado brasileiro, Tarso Genro, por sua vez, voltou a defender os argumentos jurídicos que sustentaram sua decisão neste caso.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host