UOL Notícias Notícias
 

13/03/2009 - 19h03

Coreia do Sul quer assinar TLC com o Peru em novembro

ANSA
LIMA, 13 MAR (ANSA) - O vice-ministro da Economia da Coreia do Sul, Kim Young-hak, declarou nesta sexta-feira que o Tratado de Livre Comércio (TLC) com o Peru será concretizado no próximo mês de novembro, quando terminarem todas as rodadas de negociação.

Kim, que faz visita oficial a Lima, explicou que as negociações entre os dois países avançam "a passos largos", e lembrou que na próxima semana será iniciada a primeira rodada de negociação, com a visita de uma delegação peruana à Coreia do Sul.

"Os dois países começaram a trabalhar de forma muito eficiente", elogiou o vice-ministro. "O objetivo é terminar todas [as negociações] em novembro, e pela forma como estamos avançando isso acontecerá", acrescentou.

Além das vantagens tarifárias para importações e exportações, o acordo comercial deverá ampliar os investimentos sul-coreanos no Peru e incentivar a cooperação bilateral nas áreas tecnológica e de serviços.

O vice-ministro da Economia prevê ainda que o TLC fortalecerá a presença de seu país principalmente nos setores de mineração e pesca do Peru.

Lima tem adotado uma política externa amplamente favorável a acordos bilaterais. Além da Coreia do Sul, o Peru negocia convênios similares com a China e o Japão.

O TLC com os Estados Unidos, assinado em 2006, entrou em vigor no dia 1º de fevereiro deste ano. Um mês depois, passou a valer o acordo com o Chile.

O país busca ainda ampliar suas relações comerciais com a União Europeia (UE) e já firmou tratados comerciais com Cingapura, Canadá e Tailândia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host