UOL Notícias Notícias
 

15/03/2009 - 14h02

El Salvador: Presidente espera participação em massa nas eleições

ANSA
SAN SALVADOR, 15 MAR (ANSA) - O presidente salvadorenho, Antonio Elías Saca, afirmou na manhã deste domingo, ao emitir seu voto, que espera a participação em massa nas eleições presidenciais e repudiou as denúncias de fraude feitas pela oposição.

"Envio um abraço grande aos salvadorenhos pelo esforço de participar em duas eleições em um ano", disse o presidente ao votar no colégio Tercer Ciclo Francisco Menéndez, afirmando que mais de 60% dos 4,2 milhões de eleitores habilitados já emitiram seus votos, e que, portanto, esta votação "será massiva".

Sobre as denúncias de irregularidades, feitas pelo partido de oposição Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), o presidente afirmou que o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) conta com mecanismos para resolver estes casos.

Na semana passada, ao denunciar a fraude, a FMLN pediu aos governos da Guatemala, Honduras e Nicarágua que fechassem suas fronteiras, para impedir que habitantes desses países viajassem a El Salvador e votassem com identidades falsas.

As denúncias de uma suposta fraude partiram das lideranças da FMLN, partido cujo candidato, o jornalista Mauricio Funes, é apontado pelas pesquisas como favorito para chegar ao governo.

Funes enfrenta o governista Rodrigo Ávila, da Aliança Republicana Nacionalista (Arena), que governa o país há quase duas décadas.

As urnas foram abertas na manhã deste domingo, às 7h locais (10h de Brasília), com encerramento previsto para as 17h locais. Os primeiros dados oficiais deverão ser divulgados às 19h30 locais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host