UOL Notícias Notícias
 

17/03/2009 - 16h07

Presidente e premier da Itália pedem 'ação unitária' da UE contra a crise

ANSA
ROMA, 17 MAR (ANSA) - O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, e o primeiro-ministro do país, Silvio Berlusconi, afirmaram nesta terça-feira que a União Europeia precisa adotar uma "ação incisiva e unitária" para conter os efeitos da crise econômica internacional.

Os dois governantes se reuniram hoje para um almoço de trabalho na sede da presidência italiana. Durante o encontro, ambos discutiram a turbulência global e suas consequências. Participaram do debate também o chanceler Franco Frattini e o ministro da Economia, Giulio Tremonti, entre outros membros do governo.

Em nota, a presidência afirmou que "foram examinados os principais temas do próximo Conselho Europeu de Bruxelas e, em particular, a situação da crise e a preparação da Cúpula do G20 (grupo que reúne as principais economias do mundo e os emergentes), que será realizada em Londres, no próximo dia 2 de abril".

O texto indica que a "ação incisiva e unitária" da UE deve ter como objetivo "assegurar que os mercados operem de maneira equilibrada e ordenada, dando apoio à economia".

No início do mês, durante uma cúpula extraordinária realizada em Bruxelas, os países-membros do bloco europeu concordaram em adotar políticas comuns para estimular a economia do continente e rejeitaram medidas protecionistas como forma de combater a crise.

Em fevereiro, o Instituto Estatístico da União Europeia (Eurostat) confirmou que o bloco entrou oficialmente em recessão no fim do ano passado, após sofrer retrações seguidas em seu Produto Interno Bruto (PIB) nos dois últimos trimestres de 2008.

A economia italiana, por sua vez, encolheu 1% no ano passado, segundo o Instituto Nacional de Estatística (Istat). Foi o pior desempenho desde 1975.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host