UOL Notícias Notícias
 

23/03/2009 - 10h55

Vaticano acredita que viagem de papa à África 'dará grandes frutos'

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 23 MAR (ANSA) - O porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, afirmou nesta segunda-feira que a viagem do papa Bento XVI pelo continente africano deixou uma mensagem de esperança que "poderá, certamente, dar grandes frutos".

Em um comentário transmitido pela Rádio Vaticana, o porta-voz ressaltou que "o Papa enfrentou os grandes temas da realidade africana atualmente, como os de reconciliação, paz, construção de uma verdadeira democracia, respeito aos direitos do homem, desenvolvimento, progresso, solidariedade internacional, justiça e honestidade".

"Há uma satisfação recíproca, porque o Pontífice foi ao continente africano para 'encorajar' e dar uma 'ajuda'", explicou Lombardi.

Segundo o porta-voz, "Bento XVI trabalhou, fez seu serviço e se empenhou até o fim". "Parece-me que o Papa deu verdadeiramente sua contribuição", comentou.

O Pontífice permaneceu no continente africano entre dos dias 17 e 23 deste mês, visitando Camarões e Angola.

Durante seus discursos à população africana, Bento XVI lançou diversos apelos à reconciliação, ao combate à pobreza e principalmente à paz.

No sábado, durante seu segundo dia de visita a Angola, em um encontro com uma multidão de jovens fiéis, o Pontífice lançou um apelo às novas gerações afirmando que elas são "a semente lançada por Deus" para reconstruir o país.

Antes de embarcar na manhã desta segunda-feira de Angola em direção à Itália, o Papa saudou o presidente do país, José Eduardo dos Santos, e pediu novamente que a "principal preocupação" dos líderes políticos locais seja a de realizar de uma maneira mais justa "as fundamentais aspirações da população mais necessitada".

Eduardo dos Santos, por sua vez, afirmou que a visita de Bento XVI ao país foi um incentivo para prosseguir no caminho da consolidação da paz e da reconstrução nacional com uma sociedade baseada no respeito aos direitos humanos, na democracia e na justiça social.

Esta foi a primeira viagem de um Pontífice ao continente desde 1984, e a primeira de Bento XVI à região como Papa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host