UOL Notícias Notícias
 

27/03/2009 - 12h45

Polícia chilena detona bomba nas proximidades de Viña del Mar

ANSA
VIÑA DEL MAR, 27 MAR (ANSA) - Agentes da polícia especial chilena detonaram de maneira controlada nesta sexta-feira uma bomba que havia sido deixada nas proximidades do escritório jornal El Mercurio de Valparaíso, no primeiro dia da Cúpula dos Líderes Progressistas, que ocorre no vizinho balneário de Viña del Mar.

O coronel Hernán Hevia, que participou da operação, explicou a uma rádio local que a bomba tinha "a forma de um cilindro" e que "podia ter causado danos [contra pessoas e objetos] até cinco ou seis metros de distância, com seus estilhaços".

O diretor da polícia, general Eduardo Gordon, esclareceu também que ontem foram recebidas diversas denúncias falsas de artefatos explosivos em diferentes locais da cidade.

"É lamentável que exista gente que não colabora com a segurança do país", ressaltou.

A Cúpula de Lideres Progressistas em Viña del Mar vai contar com a presença de diversos líderes internacionais, como o vice-presidente norte-americano ,Joe Biden, e primeiro-ministro britânico, Gordon Brown. Lula deverá chegar por volta das 17h locais (18h de Brasília). Também vão participar do encontro os presidentes de Chile, Argentina, Uruguai, Espanha e Noruega.

O principal tema do evento será o impacto da crise econômica internacional e como as políticas sociais serão afetadas pelos novos cenários econômicos.

Para sediar o encontro, o governo chileno criou medidas de segurança extremas nas proximidades do Hotel Miramar de Viña del Mar, que recebe os líderes e autoridades que participam do encontro, que começa hoje e vai até amanhã. Como parte da operação, a Marinha chilena posicionou um barco na costa do balneário.

A ministra do Trabalho chilena, Claudia Serrano, chegou a ser impedida de entrar no local porque havia esquecido suas credenciais no carro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h29

    -0,18
    3,130
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h36

    -0,87
    75.332,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host