UOL Notícias Notícias
 

30/03/2009 - 09h17

Presidente argentina levará questão das Malvinas à Cúpula América do Sul-Países Árabes

ANSA
BUENOS AIRES, 30 MAR (ANSA) - O governo da presidente argentina, Cristina Kirchner, levará a Doha, Catar, seu pedido pela retomada das negociações com a Grã-Bretanha pela soberania das Ilhas Malvinas, assim como fez em Viña del Mar, Chile, no último sábado.

No Chile, paralelamente à Cúpula de Líderes Progressistas, em uma reunião bilateral, Cristina pediu ao primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, a retomada das negociações.

"A presidente argumentou com muita clareza e firmeza a necessidade que o Reino Unido cumpra com o que foi solicitado pelas Nações Unidas de estabelecer negociações que visem solucionar o conflito pela soberania (...) na questão das Ilhas Malvinas", disse no sábado o ministro das Relações Exteriores argentino, Jorge Taiana.

A soberania das Ilhas Malvinas foi disputada em um conflito bélico travado em 1982 entre Grã-Bretanha e Argentina no Atlântico Sul, que terminou no dia 14 de junho do mesmo ano com a rendição argentina e a reocupação das ilhas pelo Reino Unido.

Em Doha, onde participará nesta terça-feira da 2ª Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), a presidente argentina espera que os países árabes apoiem as discussões com Londres. De acordo com o jornal Clarín, será incorporado ao documento final da reunião um ponto que pede a abertura do diálogo pela soberania das ilhas.

Cristina viajou ontem para o Catar, logo após ter retornado do Chile. De lá, ela segue para Londres, onde participará da Cúpula do G20, na próxima quinta-feira.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assim como a mandatária argentina, esteve em Viña del Mar para as discussões com os progressistas e também já viajou para Doha. Outro latino-americano que já está a caminho do Catar é o presidente venezuelano, Hugo Chávez, que depois viajará ao Irã e Japão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host