UOL Notícias Notícias
 

01/04/2009 - 18h25

Deputados norte-americanos irão à Colômbia discutir aprovação de TLC

ANSA
WASHINGTON, 1 ABR (ANSA) - O deputado norte-americano Steny Hoyer, líder da bancada democrata na Câmara dos Representantes (Deputados), viajará à Colômbia na semana que vem, quando se reunirá com o presidente Álvaro Uribe, informou nesta quarta-feira a embaixadora da Colômbia nos Estados Unidos, Carolina Barco.

Segundo a diplomata, Hoyer irá às cidades de Cartagena e Medellín entre os dias 6 e 8 de abril acompanhado de oito deputados democratas e três republicanos.

No encontro com o presidente colombiano, os parlamentares deverão discutir o status do comércio bilateral e a aprovação do Tratado de Livre Comércio (TLC) assinado em 2006 e que segue parado no Congresso norte-americano, onde precisa ser ratificado.

Ao falar do assunto, Barco afirmou que boa parte da equipe do presidente norte-americano, Barack Obama, que tomou posse em janeiro, ainda não tem conhecimento sobre a situação da Colômbia, o que dificulta as negociações.

No Legislativo dos Estados Unidos, os parlamentares, sobretudo os da bancada democrata, exigem de Bogotá um maior compromisso com a segurança de líderes sindicais e chamam a atenção para as denúncias de violações dos direitos humanos praticadas no país.

"A visita dos parlamentares é o melhor que pode nos acontecer neste momento", disse a embaixadora colombiana. Para ela, a viagem poderá dar aos deputados "uma visão mais integral do processo pelo qual passa a Colômbia".

Barco afirmou ainda que os parlamentares também se reunirão com empresários, sindicalistas e com o prefeito de Medellín, Alonso Salazar.

Além disso, revelou que a diplomacia de Bogotá trabalha para agendar uma reunião bilateral entre Uribe e Obama durante a Cúpula das Américas, que será realizada em Trinidad e Tobago entre os dias 17 e 19 de abril.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host