UOL Notícias Notícias
 

07/04/2009 - 14h13

Itália: Berlusconi pede ajuda aos EUA para restaurar patrimônio histórico danificado por terremoto

ANSA
L'AQUILA, 7 ABR (ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, disse nesta terça-feira ter recebido uma ligação do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a quem pediu ajuda para restaurar o patrimônio cultural da região de Abruzzo, atingida por um terremoto na madrugada de ontem.

"Se os Estados Unidos quiserem dar um sinal de sua proximidade [com a Itália], poderão se responsabilizar pela reconstrução dos bens culturais e das igrejas", disse o premier.

Berlusconi, que visitou hoje a cidade de L'Aquila, onde foi registrado o epicentro do temor, relatou a jornalistas que recebeu "um longo telefonema" do presidente norte-americano, e disse que Obama considerou sua proposta "uma ótima ideia".

O primeiro-ministro ressaltou que a Itália ficaria "felicíssima de receber este apoio, esta contribuição para a reconstrução" dos edifícios históricos danificados ou destruídos pelo terremoto.

A conversa aconteceu durante a visita que Berlusconi fez ao abrigo montado pela Defesa Civil no município de San Demetrio, a cerca de dez quilômetros de L'Aquila, que é a capital de Abruzzo.

Além de falarem sobre o desastre, o presidente norte-americano teria ainda agradecido ao premier italiano pela "colaboração" durante a reunião do G20, realizada na quinta-feira passada em Londres.

Pouco antes de receber a ligação de Obama, Berlusconi havia reiterado, em uma entrevista coletiva concedida ainda em L'Aquila, que a Itália não precisa da ajuda internacional para lidar com os prejuízos causados pelo terremoto, que deixou 207 mortos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host