UOL Notícias Notícias
 

08/04/2009 - 20h05

Itália: Em L'Aquila, presidente da República visitará locais mais danificados por terremoto

ANSA
L'AQUILA E ROMA, 8 ABR (ANSA) - O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, viaja nesta quinta-feira à cidade de L'Aquila, epicentro do terremoto que atingiu a região de Abruzzo na madrugada de segunda.

No município, que também é a capital de Abruzzo, Napolitano deverá visitar os locais mais afetados pelo tremor, que marcou 5,8 graus na escala Richter e matou 272 pessoas, segundo o último balanço.

No início da manhã, o presidente irá à Escola da Guarda de Finanças, onde está o centro de coordenação da Defesa Civil. Lá, ele participará de uma reunião sobre o andamento dos trabalhos das equipes de socorro. Em seguida, caminhará pela cidade.

Hoje, Napolitano elogiou a decisão da Secretaria-Geral da presidência da República de formar um comitê para arrecadar fundos que serão destinados às vítimas do terremoto. Ele decidiu contribuir pessoalmente à iniciativa.

O secretário-geral da presidência, Donato Marra, e alguns conselheiros de Napolitano também fizeram doações.

Além das mortes, o terremoto deixou também mil pessoas feridas e 17 mil desabrigados. Cerca de 8.500 homens, entre bombeiros, militares, policiais e voluntários trabalham no local. As buscas por sobreviventes serão encerradas na segunda-feira (13).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h09

    0,32
    3,290
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h18

    -0,41
    62.996,97
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host