UOL Notícias Notícias
 

09/04/2009 - 20h03

Itália: Governo de Roma convida população a homenagear vítimas de terremoto

ANSA
ROMA, 9 ABR (ANSA) - O prefeito de Roma, Gianni Alemanno, assinou nesta quinta-feira um decreto que chama todos os cidadãos da capital italiana a participar do luto nacional convocado para amanhã em memória das vítimas do terremoto que devastou a região de Abruzzo na madrugada de segunda-feira.

Segundo o documento, as bandeiras nacionais e europeias serão colocadas a meio mastro em todos os edifícios públicos de Roma. "Desta forma, toda a cidade vai exprimir a sua solidariedade aos cidadãos de Abruzzo atingidos por este trágico terremoto", diz o texto.

O prefeito também convidou todos os cidadãos, organizações sociais e culturais, além de associações de comerciantes, a expressarem sua solidariedade às pessoas atingidas pelo abalo.

Segundo o último balanço, 29 mil pessoas ficaram sem moradia após o tremor de segunda-feira, que atingiu 5,8 graus na escala Richter e teve em L'Aquila seu epicentro. O número de mortes, de acordo com uma lista oficial divulgada pelo governo de Abruzzo, chegou a 287. Há ainda mais de mil feridos.

A maior parte das vítimas será homenageada nesta sexta-feira em um funeral solene, que terá a presença do premier Silvio Berlusconi. A cerimônia será em L'Aquila, sob a coordenação do cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h09

    0,46
    3,172
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h12

    0,20
    74.590,51
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host