UOL Notícias Notícias
 

15/04/2009 - 11h41

Itália: Prefeito de L'Aquila diz que precisará de 12 bi de euros para reconstrução

ANSA
L'AQUILA, 15 ABR (ANSA) - O prefeito de L'Aquila, Massimo Cialente, afirmou que 12 bilhões de euros, quantia anunciada pelo Ministério do Interior, será "uma boa base" para iniciar as operações de reconstrução da cidade, que foi gravemente destruída pelo terremoto da última semana.

Pela manhã, o ministro do Interior, Roberto Maroni, afirmou que "12 bilhões de euros é a cifra que deveremos achar para reconstruir Abruzzo", região devastada pelo tremor da última semana.

L'Aquila, capital de Abruzzo e epicentro do abalo sísmico, teve grande parte de suas edificações destruídas.

Cialente, que participou hoje de um encontro com o presidente da Associação Nacional de Municípios italianos (Anci), Leonardo Domenici, e outros 150 prefeitos de localidades atingidas pelo tremor, afirmou ainda que estão sendo realizadas as vistórias, que determinarão quais recursos serão necessários para a reconstrução.

Já o responsável da área econômica do Partido Democrata (PD, de oposição), Píer Luigi Bersani, acredita que serão necessários 2 bilhões de euros na primeira fase de reconstrução, considerada a mais importante.

O vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, por sua parte, afirmou que a União Europeia (UE) poderá enviar 500 milhões de euros para ajudar a Itália a reconstruir Abruzzo, a região devastada pelo tremor que, na última semana, deixou 294 mortos e milhares de feridos, além de cerca de 50 mil desabrigados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host