UOL Notícias Notícias
 

16/04/2009 - 10h57

México: Como protesto, deputados não irão a jantar oferecido a Obama

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 16 ABR (ANSA) - Líderes das bancadas da Câmara dos Deputados do México decidiram não participar do jantar que o presidente Felipe Calderón oferecerá esta noite ao seu homólogo norte-americano, Barack Obama, porque três representantes de partidos minoritários foram "desconvidados" do evento.

O anúncio foi feito pelo titular da Junta de Coordenação Política da Câmara dos Deputados, Javier González Garza, que também é representante do Partido da Revolução Democrática (PRD) na Casa, principal grupo da esquerda mexicana.

Em coletiva de imprensa, Garza disse que os dirigentes da Câmara dos Deputados concordaram em não participar do jantar em respeito a Alejandro Chanona, do Convergencia, Ricardo Cantú, do Partido do Trabalho (PT) e Marina Arizu, do Partido Social Democrata (PSD), que tiveram seus convites cancelados.

"Não vamos ao jantar. Há três que foram desconvidados, e os demais não participarão, entre eles eu", afirmou o representante do PRD, lamentando a falta de clareza da Chancelaria do país para expor os motivos que levaram ao cancelamento dos convites.

Garza ainda explicou que a decisão de não participar da cerimônia foi tomada em a presença de Héctor Larios, representante do Partido Ação Nacional (PAN, governista), mas teve o aval do vice-coordenador da bancada, Adrián Fernández.

O evento acontecerá na sede do Museu Nacional de Antropologia e História e estima-se a presença de 100 pessoas.

O presidente dos Estados Unidos realizará uma visita de pouco menos de dois dias ao país para discutir com Calderón uma série de assuntos que compõem a agenda bilateral, como a questão da migração, segurança pública e comércio.

O democrata chegará ao México às 13h locais (15h no horário de Brasília) e permanecerá até sexta-feira, quando segue para Trinidad e Tobago, acompanhado de Calderón, para participar da Cúpula das Américas, que acontece entre os próximos dias 17 e 19.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host