UOL Notícias Notícias
 

23/04/2009 - 11h48

Governo italiano aprova 8 bilhões de euros para reconstrução de Abruzzo

ANSA
L'AQUILA, 23 ABR (ANSA) - O governo italiano aprovou hoje, durante a reunião do Conselho de Ministros realizada na cidade de L'Aquila, um decreto-lei para destinar 8 bilhões de euros em recursos para as áreas atingidas pelo terremoto na região de Abruzzo.

Segundo fontes do governo, a medida coloca o montante à disposição da região, sendo que 1,5 bilhão será destinado às medidas de emergência e 6,5 bilhões para a reconstrução.

O ministro da Economia, Giulio Tremonti, explicou que a medida também prevê 150 mil euros para quem deve reconstruir a própria casa e 80 mil para quem precisa apenas reformá-la.

Tremonti disse ainda que, caso seja necessário disponibilizar mais recursos, o governo irá obter o dinheiro "com medidas de combate à sonegação" dos impostos.

O ministro também afirmou que o governo não pretende aumentar os impostos para financiar a reconstrução da região, que foi devastada por um terremoto no último dia 6, e afirmou é preciso apenas "manipular" de forma correta os recursos públicos.

O terremoto do último dia 6, que destruiu parte de 26 localidades em Abruzzo, deixou pelo menos 294 mortos, centenas de feridos e milhares de desabrigados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host