UOL Notícias Notícias
 

26/04/2009 - 15h13

Colômbia: Senadora vem ao Brasil pedir apoio para libertar refém das Farc

ANSA
BOGOTÁ, 26 ABR (ANSA) - A senadora colombiana Piedad Córdoba desembarca no Brasil nesta quarta-feira para pedir que o país participe do resgate do militar Pablo Emilio Moncayo, mantido refém pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) há mais de 11 anos.

Duas semanas atrás, a guerrilha anunciou que soltará Moncayo, mas exigiu que ele seja entregue a um grupo liderado por Córdoba e pelo pai do refém, Gustavo Moncayo.

No Brasil, a senadora, que tem sido a principal mediadora entre o governo de Álvaro Uribe, ao qual faz oposição, e o grupo rebelde, será recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ela encabeça a organização Colombianos pela Paz, que nos meses de janeiro e fevereiro participou dos resgates de outros seis reféns soltos pelas Farc. Naquela ocasião, o Brasil cedeu dois helicópteros e desenhou a logística das operações, coordenadas pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Córdoba definiu como "muito importante" que o Brasil participe mais uma vez das gestões para o resgate. Ela também assegurou que não "entrará em choque" com o presidente Uribe, que ontem afirmou que apenas a Cruz Vermelha e a Igreja Católica poderiam atuar no processo.

"O presidente tem razões para fazer suas afirmações. Respeitamos, mas seguimos trabalhando", ponderou a parlamentar. Ela também prometeu atuar junto às Farc para conseguir a entrega do cadáver do ex-major da polícia Julián Guevara, morto em cativeiro em 2006.

Pablo Emilio Moncayo foi sequestrado no dia 21 de dezembro de 1997, em um ataque das Farc à base militar Patascoy, no departamento de Nariño, sul da Colômbia.

Para pedir a libertação do filho, Gustavo Moncayo já se encontrou com o papa Bento XVI e realizou uma caminhada de mais de 1.400 quilômetros entre Bogotá e Caracas, capital da Venezuela.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host