UOL Notícias Notícias
 

29/04/2009 - 14h01

Panamá passa a fazer parte da Associação Latino-Americana de Integração

ANSA
CIDADE DO PANAMÁ, 29 ABR (ANSA) - O Panamá foi integrado hoje à Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), sendo a 13º nação a ser incorporada ao bloco comercial, o que deve abrir "grandes oportunidades" ao país.

Segundo a ministra panamenha de Comércio e Indústrias, Gisela Alvarez de Porras, a união ao grupo "abrirá uma grande quantidade de oportunidades" ao país.

"A integração com este bloco nos dá a oportunidade de apresentar todas as propostas tarifárias que consideramos importantes", explicou De Porras.

Ressaltando que "todos os setores produtivos panamenhos foram devidamente considerados e protegidos", a ministra informou que o Panamá solicitou "a exceção aos protolocos de mais de 900 linhas tarifárias".

O Panamá mantém atividades comerciais com os outros doze países que integram o bloco: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela.

A adesão do país foi aprovada por unanimidade pelo organismo, criado em agosto de 1980 e com sede em Montevidéu, no Uruguai. O objetivo do bloco é promover a criação de uma área de preferências econômicas e tarifárias na América Latina.

O secretário-geral da Aladi, Hugo Saguier Caballero, afirmou que a incorporação do Panamá "fortalecerá o empenho e o esforço para fazer desta região um cenário de oportunidades e alianças para estabelecer o mercado comum latino-americano".

Para a ministra panamenha, a aceitação do país como membro do grupo -- a qual deve ser oficializada nas próximas semanas -- é "pertinente e natural", dada a condição do Panamá de ser "facilitador da integração", por meio do Canal Interoceânico.

A Aladi é o maior bloco de integração da região, com 500 milhões de pessoas vivendo em uma área de aproximadamente 20 milhões de quilômetros quadrados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host