UOL Notícias Notícias
 

04/05/2009 - 19h57

Governo dos EUA cumprimenta presidente eleito do Panamá

ANSA
WASHINGTON, 4 MAI (ANSA) - O governo dos Estados Unidos cumprimentou hoje o povo do Panamá e o empresário Ricardo Martinelli, eleito ontem presidente do país.

"Felicitamos o povo do Panamá pela eleição do domingo. Também queremos parabenizar Ricardo Martinelli, que ganhou a presidência", disse o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Robert Wood. "Foi um grande dia para o povo do Panamá", complementou.

O funcionário assegurou que o governo do presidente Barack Obama quer "avançar" na discussão dos assuntos que compõem a agenda bilateral com o Panamá e também em questões regionais.

Martinelli, eleito pela coalizão Aliança para a Mudança, de oposição ao atual governo, obteve mais de 60% dos votos e deverá assumir a presidência no dia 1º de julho. O mandato é de cinco anos.

Em segundo lugar ficou a candidata apoiada pelo presidente Martín Torrijos, Balbina Herrera, do Partido Revolucionário Democrático (PRD), com 37% dos votos.

O presidente eleito, filho de italianos e proprietário da maior rede de supermercados do Panamá, será recebido amanhã por Torrijos para iniciar os debates sobre a transição.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host