UOL Notícias Notícias
 

07/05/2009 - 16h10

Colômbia: Cardeal diz que conversou com guerrilheiros e percebeu 'abertura ao diálogo'

ANSA
BOGOTÁ, 7 MAI (ANSA) - O cardeal colombiano Darío Castrillón revelou ter recebido ligações telefônicas de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN), que teriam manifestado a ele uma disposição para o diálogo.

"Tive algumas conversas por telefone nessa semana", disse hoje o religioso, em entrevista a uma rádio colombiana. Castrillón vive no Vaticano, onde foi nomeado Prefeito da Congregação para o Clero. "Conversamos como colombianos e cristãos, e posso dizer que há uma vontade de abertura."

O cardeal não revelou, porém, o que teria conversado com os rebeldes. "Posso dizer que, apesar de todas as dificuldades, de ainda existirem ações de guerra, há uma vontade de abertura", reiterou.

Castrillón enfatizou que a vontade para dialogar demonstrada pelos guerrilheiros de ambas as organizações -- as duas maiores guerrilhas da Colômbia -- é a mesma que havia percebido no presidente Álvaro Uribe, com quem já discutiu as negociações para a paz em ocasiões anteriores.

"É a mesma vontade que encontrei no senhor presidente", enfatizou. O religioso lembrou que Uribe disse a ele que, dentro dos limites legais, seria possível promover a reinserção social dos rebeldes e buscar uma solução para o conflito armado interno colombiano.

Segundo ele, o presidente já fez "esforços muito importantes" para promover a paz, incluindo, além de ações militares, uma postura aberta ao "diálogo sincero, verdadeiro e concreto".

"Chegou o momento na Colômbia para que a razão fique acima das armas e as armas defendam a razão", ressaltou o cardeal.

No dia 30 de abril, em viagem ao Vaticano, Uribe reafirmou que estaria disposto a negociar a paz com as Farc e pediu ajuda ao papa Bento XVI e à Igreja Católica para conduzir o processo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h49

    -0,55
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h58

    1,37
    64.091,96
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host