UOL Notícias Notícias
 

08/05/2009 - 09h19

Em telegrama para presidente italiano, Bento XVI detalha objetivos de sua viagem

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 8 MAI (ANSA) - O papa Bento XVI, antes de viajar à Jordânia, enviou um telegrama ao presidente italiano, Giorgio Napolitano, no qual enfatizou o caráter de peregrinação à Terra Santa, na busca pela justiça, paz e diálogo ecumênico e inter-religioso.

"Será para mim a ocasião providencial para percorrer os passos do divino mestre, como também para encontrar irmãos e irmãs na fé, compartilhando com eles momentos de forte espiritualidade", enfatizou o Pontífice na mensagem. O telegrama do Papa ao presidente é um protocolo cumprido sempre que o líder católico deixa a Itália.

Bento XVI chegou hoje às 14h25 locais (8h25, em Brasília) à Jordânia, onde foi recebido pelos reis do país. Na mensagem a Napolitano, o Pontífice ressaltou que durante sua viagem buscará "encorajar o diálogo ecumênico e inter-religioso e rezar pela paz e pela justiça".

Por sua vez, o presidente italiano agradeceu ao Papa pela mensagem recebida e destacou que a peregrinação de Bento XVI pelo Oriente Médio "testemunha novamente seu constante e determinado empenho pela paz e pela justiça".

O chefe de Estado italiano também garantiu que seu país "sustenta" a missão apostólica do Pontífice. Napolitano enfatizou o "duplo e profundo significado (da viagem), tanto pelos profundos conflitos com que a região continua a sofrer, como pelo patrimônio histórico e religioso (da Terra Santa)".

"Tenho certeza de que a mensagem de paz e de esperança encontrará terreno fértil em todos os homens de boa vontade que se empenham para que a Terra Santa se torne o símbolo de um reencontro e de uma pacífica convivência entre os povos", reiterou o mandatário italiano.

Bento XVI ficará na Terra Santa até a próxima sexta-feira. Durante sua viagem, se encontrará com líderes da Jordânia, de Israel e da Autoridade Nacional Palestina.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host