UOL Notícias Notícias
 

08/05/2009 - 15h59

Papa visita centro de deficientes na Jordânia

ANSA
AMÃ, 8 MAI (ANSA) - O papa Bento XVI visitou hoje em Amã, capital da Jordânia, cerca de 240 deficientes atendidos pelo Centro Regina Pacis, e elogiou o empenho das freiras da instituição, entre elas a italiana Adriana Biollo.

"É um grande empenho, mas fazer o bem aos mais necessitados compensa tudo", afirmou Biollo, em agradecimento às palavras do Pontífice.

"Todos os dias, nossos motoristas buscam em suas casas 37 garotos com idade entre 8 e 16 anos, e depois levam-nos de volta. Há ainda outros 200 deficientes que fazem o trajeto por conta própria", prosseguiu.

A italiana revelou que a maioria as crianças atendidas é muçulmana. Para ela, a ausência de garotos cristãos pode decorrer da "vergonha" que alguns pais carregam. "[Os pais] pensam que ter um filho deficiente em casa é uma desonra, acreditam que os outros filhos não vão conseguir casar", opinou.

Biollo enfatizou que a maior parte das pessoas atendidas progrediu de forma notável. Como exemplo, citou o caso de um menino que chegou ao centro quando tinha 10 anos e não falava.

"Pensávamos que era mudo, mas com a paciência, a ajuda de especialistas e a fisioterapia, o garoto melhorou a ponto de trabalhar conosco, no setor de mosaicos", relatou. "Infelizmente, porém, seus pais decidiram levá-lo", complementou.

Inaugurado em 2004, o Regina Pacis já se converteu em um modelo para outras instituições similares. "Os recursos vêm do céu", brincou a religiosa, ao recordar que "os habitantes desta região dizem que somos anjos".

Hoje, durante o encontro com o Papa, a freira ajudou uma garota a se dirigir ao altar da capela do centro para oferecer a Bento XVI um buquê com lírios amarelos.

Biollo contou que também conseguiu trocar algumas palavras com o Pontífice. "Pedi uma bênção especial para este lugar e para mim", revelou.

Bento XVI iniciou na manhã de hoje uma visita de uma semana à Terra Santa, durante a qual irá a locais considerados sagrados pela Igreja Católica. A viagem começou pela Jordânia e seguirá por Israel e pelos territórios palestinos até o dia 15.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host