UOL Notícias Notícias
 

13/05/2009 - 11h47

Morteiros são lançados de Gaza contra Israel durante visita do Papa

ANSA
TEL-AVIV, 13 MAI (ANSA) - A visita do papa Bento XVI a Belém, na Cisjordânia, foi marcada hoje pelo lançamento de dois morteiros da Faixa de Gaza em direção a Israel, segundo confirmaram fontes da segurança interna em Tel-Aviv.

Os morteiros atingiram um campo da região de Neghev, sem causar danos materiais ou feridos. Hoje, o Pontífice realiza uma visita oficial a Belém, controlada pela Autoridade Nacional Palestina (ANP), do presidente Mahmoud Abbas.

Os recorrentes lançamentos de mísseis e morteiros feitos pelo grupo armado palestino Hamas provocaram a ofensiva militar israelense à Faixa de Gaza, entre dezembro e janeiro. A operação durou três semanas e matou cerca de 1.400 palestinos.

Após o fim da ofensiva militar, os lançamentos de mísseis do Hamas começaram a ser reduzidos aos poucos, até que se interromperam entre o fim de abril e o início de maio. Nos últimos dias, contudo, os disparos voltaram a ser feitos.

O papa Bento XVI, que visita a Terra Santa desde a última sexta-feira, encerrará sua peregrinação à região no próximo dia 15. Nesses dias, esteve na Jordânia, em Israel e Territórios Palestinos. Em seus discursos, o Pontífice condenou o antissemitismo e defendeu uma reconciliação entre israelenses e palestinos, por meio da criação de um Estado Palestino livre e autônomo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host