UOL Notícias Notícias
 

13/05/2009 - 11h18

Papa ganhará 'pedaço de muro' que divide a Cisjordânia

ANSA
BELÉM, 13 MAI (ANSA) - As autoridades palestinas anunciaram hoje que presentearão o papa Bento XVI com um "pedaço do muro" que separa a Cisjordânia de Israel, em analogia aos antigos souvenires do muro de Berlim, na Alemanha.

O pedaço do muro será entregue junto com um keffiyeh (lenço típico do Oriente Médio e que nas cores branca e preta se tornou símbolo da reivindicação nacionalista palestina), e um mapa de Israel gravado em duas pedras provenientes das cidades de Jerusalém e Tibérias.

Em seu sexto dia de peregrinação pela Terra Santa, o Pontífice está Belém, na Cisjordânia, onde celebrou uma missa na Praça da Manjedoura esta manhã e ratificou seu pedido pela criação de um Estado palestino "soberano e reconhecido internacionalmente".

Bento XVI também visita hoje o hospital pediátrico Caritas Baby e o Campo de Refugiados de Aida , onde se reúne com os pais de dois dos cerca de 1.400 prisioneiros palestinos em Israel.

O Papa deve encerrar sua agenda na cidade com uma visita de cortesia ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Amanhã, o Pontífice celebra uma missa no Monte do Precipício, em Jerusalém, além de ir à Gruta da Anunciação, onde segundo a tradição cristã o anjo Gabriel anunciou à Virgem Maria que ela seria mãe de Jesus.

Iniciada na última sexta-feira na Jordânia, a viagem papal pelo Oriente Médio terminará no próximo dia 15.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h09

    0,30
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h16

    0,40
    74.740,84
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host