UOL Notícias Notícias
 

21/05/2009 - 15h06

(Entrevista) Representante de Comunidade Judaica ressalta importância de viagem de Bento XVI à Terra Santa

ANSA
SÃO PAULO, 21 MAI (ANSA) - O brasileiro Jack Terpins, presidente do Congresso Judaico Latino-americano (CJL), afirmou que o relacionamento entre cristãos e judeus "cresceu muito", ressaltando que a peregrinação de Bento XVI à Terra Santa contribuiu para isto.

Terpins, que se reuniu ontem com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, falou à ANSA sobre os resultados do encontro, que teve como tema principal a recente viagem do Papa à Terra Santa, realizada entre os últimos dia 8 e 15.

Foram abordados também temas relativos ao diálogo inter-religioso, ao Holocausto e à beatificação do papa Pio XII.

Terpins explicou que "o relacionamento judaico-cristão cresceu muito" e que peregrinação do Papa à Jordânia, Israel e Territórios Palestinos "foi benéfica". "A relação está em bons caminhos, boas mãos, eu acho que o negócio está indo muito bem", exaltou o brasileiro, único latino-americano a participar da cerimônia de recepção ao Papa em Israel, no último dia 11.

Na reunião, também esteve presente o presidente do Congresso Judaico Mundial (WJC), Ronald S. Lauder.

Segundo o brasileiro, o secretário de Estado do Vaticano foi diplomático e reconheceu à perseguição nazista, condenando qualquer posição negacionista.

Terpins disse também que Bertone se colocou à disposição para auxiliar a comunidade judaica a examinar os arquivos de Pio XII, que exerceu seu pontificado entre 1939 e 1958, e que foi criticado por setores da comunidade judaica.

O presidente do (CJL) relembrou também que já se reuniu tanto com Bento XVI como com seu antecessor, papa João Paulo II, e que o Brasil, considerado o maior país católico, possui uma atenção especial do Vaticano.

Além de se reunir com Bertone no Vaticano, o brasileiro foi recebido no mesmo dia pelo primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, no Palazzo Chigi (sede do governo) em Roma.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host