UOL Notícias Notícias
 

22/05/2009 - 20h03

Gripe A: Argentina nega discriminação contra doentes chilenos

ANSA
BUENOS AIRES, 22 MAI (ANSA) - O governo da província argentina de Mendoza, na fronteira com o Chile, descartou hoje a ocorrência de qualquer ato de xenofobia ou discriminação de argentinos em relação a chilenos.

Nesta quinta-feira, habitantes da província argentina lançaram pedras contra um micro-ônibus que transportava turistas chilenos, entre eles um homem que apresentava sintomas da gripe A (H1N1).

Desta forma, moradores do departamento de Godoy Cruz tentaram impedir que os passageiros fossem atendidos em um hospital local. A polícia teve de intervir e reprimiu os manifestantes.

"Temos laços políticos, territoriais, culturais e familiares com o povo chileno, e por isso descartamos qualquer atitude xenófoba ou discriminatória por parte dos moradores de Mendoza", disse o secretário de Governo da província, Mario Adaro.

O governo chileno, por sua vez, qualificou como "inexplicável" o ataque contra o micro-ônibus. O subsecretário do Ministério do Interior, Patrício Rosende, afirmou que o episódio é uma consequência da "histeria" gerada pela epidemia da doença, que já matou mais de 11 mil pessoas em todo o mundo.

"Já cansamos de dizer: não há nenhuma razão para esta histeria por causa da presença de uma pessoa eventualmente contagiada pela gripe", destacou Rosende.

Autoridades sanitárias de Mendoza descartaram hoje que o homem hospitalizado seja portador do vírus influenza A (H1N1). No Chile, 44 casos da doença foram confirmados, enquanto na Argentina há apenas uma pessoa infectada.

"Temos um país limítrofe onde o vírus já está circulando, mas me parece que é preciso responder às situações críticas com seriedade, calma e com decisões que não podem ser extremistas", enfatizou Adaro. O secretário informou ainda que o caso já está sob investigação.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h20

    -0,20
    3,260
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h21

    0,94
    63.253,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host