UOL Notícias Notícias
 

29/05/2009 - 13h09

Berlusconi visita áreas atingidas por terremoto em L'Aquila

ANSA
L'AQUILA, 29 MAI (ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, viajou novamente hoje para a cidade de L'Aquila, para realizar uma visita às áreas atingida pelo terremoto que devastou a região de Abruzzo há cerca de um mês.

O desastre que atingiu a região deixou mais de 50 mil desabrigados, que foram transferidos pelo governo italiano para hotéis da região e acampamentos montados pela Proteção Civil.

"A esperança é que até o final de novembro não existam mais tendas", afirmou Berlusconi, durante a vistoria do hospital San Salvatore de L'Aquila, que foi desativado após o tremor devido aos danos estruturais sofridos pelo edifício.

O premier elogiou o trabalho da Proteção Civil e disse que, caso o prazo estipulado para a reconstrução da cidade seja respeitado, "será um recorde não apenas italiano, mas mundial".

Durante a visita, Berlusconi comentou a abertura de algumas alas do hospital, que foram reparadas após o desastre, e disse que a reconstrução está "perfeitamente em linha com o prazo anunciado".

"Teremos 247 leitos, mais do que as exigências reais. O importante é que os habitantes de L'Aquila poderão permanecer aqui para se tratar sem ter que ir para outros lugares", observou.

O premier revelou também que o governo organiza diversos eventos no mar Adriático, além de "cruzeiros no Mediterrâneo", nos quais serão enviadas algumas das famílias que ficaram desabrigadas após o terremoto.

"É preciso lembrar que as pessoas nas tendas estão lá por vontade própria, porque se sentem radicadas no próprio território e querem ficar perto das suas casas", acrescentou.

O terremoto que atingiu a região de Abruzzo no dia 6 de abril deixou 297 mortos e mais de 50 mil desabrigados, além de ter danificado muitos monumentos do patrimônio cultural e histórico da região.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h59

    -0,51
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h10

    0,29
    63.411,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host