UOL Notícias Notícias
 

31/05/2009 - 14h30

Berlusconi vai aos EUA se reunir com Obama

ANSA
ROMA, 31 MAI (ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, informou hoje que viajará aos Estados Unidos e se reunirá com o presidente Barack Obama no dia 15 de junho.

A revelação foi feita durante uma entrevista que Berlusconi concedeu à TV italiana para falar da próxima cúpula do G8, que será realizada entre os dias 8 e 10 de julho na cidade de L'Aquila, onde foi registrado o epicentro de um tremor que atingiu o centro da Itália em 6 de abril.

"Vou ver Obama no dia 15 de junho para discutir as novas regras da economia e das finanças mundiais", declarou o premier. Na conversa, ele afirmou ainda que o encontro do G8 na Itália será "um dos mais importantes dos últimos anos".

Desde janeiro, Roma exerce a presidência rotatória do bloco, que reúne as sete principais economias do mundo -- Estados Unidos, Canadá, França, Japão, Grã-Bretanha, Itália e Alemanha --, mais da Rússia.

"Eu diria que será um G8 intenso", disse Berlusconi, após explicar que a cúpula terá como prioridade debater temas como a crise internacional, a mudança climática, a não-proliferação de armas nucleares e a estabilização do Oriente Médio.

A sede da reunião foi transferida recentemente para L'Aquila por sugestão do próprio Berlusconi, que quer prestar uma homenagem à cidade, devastada pelo terremoto. O local escolhido anteriormente era a ilha de La Maddalena.

Papa

Também neste domingo, o Vaticano anunciou que o papa Bento XVI poderá receber Barack Obama em julho, antes ou depois da cúpula do G8.

Fontes diplomáticas da Santa Sé e de Washington confirmaram que equipes já trabalham para organizar a audiência. Até o momento, cogita-se que a melhor data seja o dia 10 de julho.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host