UOL Notícias Notícias
 

05/06/2009 - 18h32

EUA: Ex-funcionário do governo é preso acusado de espionar para Cuba

ANSA
WASHINGTON, 5 JUN (ANSA) - Um ex-funcionário do Departamento de Estado norte-americano e sua esposa foram detidos hoje pelo FBI acusados de terem agido como espiões durante mais de 30 anos a serviço de Cuba.

Walter Kendall Myers, de 72 anos e conhecido como "agente 202", e sua mulher, Gwendolyn Steingraber Myers, de 71 anos e chamada de "agente 123" ou "agente E-634", tinham acesso ao sistema de segurança do Departamento de Estado, segundo relatórios do Departamento de Justiça dos EUA.

De acordo com a acusação, ambos foram contatados pela primeira vez por um funcionário de Havana em 1978, e inclusive teriam chegado a se reunir com o então presidente da ilha, Fidel Castro, em 1995.

O casal foi preso na cidade de Washington, onde vive. Os dois podem pegar até 20 anos de reclusão por terem atuado como agentes clandestinos e por haverem transmitido informações secretas ao governo de Cuba.

"A atividade clandestina descrita nos documentos da acusação, que abarcam quase três décadas, é incrivelmente séria e deve servir como uma advertência para outros agentes dos Estados Unidos que possam trair a confiança do país ao servirem a um governo estrangeiro", diz o texto do Departamento de Justiça.

Segundo a acusação, Kendall Myers começou a trabalhar para o governo norte-americano em 1977. Um ano mais tarde, ele teria sido procurado por um funcionário do escritório da representação cubana em Nova York. Em seguida, ele e a esposa viajaram ao país caribenho.

Cerca de seis meses depois, os Myers foram visitados por um agente cubano no estado da Dakota do Sul, quando aceitaram trabalhar para Havana.

A notícia é divulgada dois dias depois de a Organização dos Estados Americanos (OEA) ter decidido derrubar a resolução que, em 1962, expulsou Cuba da entidade.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host