UOL Notícias Notícias
 

08/06/2009 - 11h46

Secretário espanhol inicia na Argentina viagem pela América do Sul

ANSA
MADRI, 8 JUN (ANSA) - O novo secretário de Estado espanhol para a Ibero-América, Juan Pablo de Laiglesia, inicia hoje um giro pela América do Sul, que incluirá visitas à Argentina, ao Paraguai e ao Uruguai, onde abordará assuntos relativos à região e ao relacionamento bilateral com cada um destes países.

Laiglesia, que chega hoje à capital argentina, se reunirá esta tarde em Buenos Aires com o Ministro das Relações Exteriores do país, Jorge Taiana, que oferecerá um almoço para o espanhol e sua comitiva.

Amanhã, o secretário seguirá para Assunção, Paraguai, onde se encontrará com o presidente Fernando Lugo e com o ministro das Relações Exteriores do país, Héctor Lacognata.

O Uruguai será a última nação a ser visitada por Laiglesia. Na quarta-feira, o espanhol terá uma reunião em Montevidéu com o chanceler uruguaio, Gonzalo Fernández.

Há algumas semanas, o secretário para a Ibero-América comentou que estes três países "são muito importantes para a Espanha por diferentes razões" e destacou a "relação estratégica com a Argentina", "a relação sempre estável e frutífera" com o Uruguai e o apoio de Lugo.

A Espanha, que assumirá no ano que vem a presidência rotativa da União Europeia (UE), tem interesse nos avanços comerciais entre o bloco europeu e o Mercosul, formado atualmente por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Segundo a imprensa espanhola, outros assuntos que devem estar na pauta das reuniões são as comemorações do bicentenário da independência dos países latino-americanos, a crise econômica mundial, a reforma da Organização das Nações Unidas (ONU), e o respeito aos direitos humanos.

Laiglesia, ex-embaixador da Espanha na Guatemala (1988) e no México (1992), foi designado secretário para a Ibero-América no último mês de abril pelo primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host