UOL Notícias Notícias
 

12/06/2009 - 20h14

Sobe para 45 o número de vítimas fatais de incêndio em creche no México

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 12 JUN (ANSA) - O número de vítimas fatais do incêndio ocorrido em uma creche de Hermosillo, no noroeste do México, aumentou hoje para 45 com a morte de Juan Fernández Lara, de 3 anos, informou a família do menino.

Sua avó materna, Olívia Méndez, confirmou que o garoto faleceu em um hospital do Instituto de Previdência Social do México (IMSS, na sigla em espanhol) localizado na cidade de Guadalajara, no centro do país.

O último balanço relatava 44 mortes e 21 crianças hospitalizadas. Todas as vítimas fatais do incêndio, ocorrido em 5 de junho, têm menos de quatro anos.

O episódio ocasionou inclusive a renúncia de membros do governo do estado de Sonora, onde fica Hermosillo, após suspeitas de que a concessão dada pelo IMSS para que a creche pudesse funcionar tivesse sido obtida mediante tráfico de influência.

Os funcionários, no entanto, negaram esta versão. O governador de Sonora, Eduardo Bours, afirmou que as investigações estão em andamento, enquanto o procurador de Justiça do estado, Abel Murrieta, enfatizou que "se houver pessoas que, por negligência, tenham provocado isto, elas pagarão por sua responsabilidade".

O IMSS, que mantinha a creche mediante um convênio com donos particulares, garantiu que a última inspeção no local, feita no dia 26 de maio, avaliou positivamente as condições de segurança.

A tragédia ocorreu depois que chamas que atingiam um galpão da Secretaria da Fazenda de Sonora passaram para a creche, que fica ao lado.

A situação se agravou ainda mais pelo fato de que o telhado do estabelecimento era revestido por poliuretano, um tipo de polímero altamente tóxico. A fumaça gerada pela combustão do material acabou intoxicando as crianças.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host