UOL Notícias Notícias
 

16/06/2009 - 10h32

Cuba confirma dois novos casos de gripe

ANSA
HAVANA, 16 JUN (ANSA) - O Ministério da Saúde cubano confirmou hoje mais dois casos da gripe A (H1N1) no país. Os novos registros foram identificados em duas crianças, uma canadense e uma cubana que vive nos Estados Unidos, que passam as férias na ilha caribenha.

Uma nota oficial do Ministério da Saúde, publicada pela imprensa local, informa que uma criança cubana de 12 anos, que vive nos Estados Unidos, chegou a Havana no último dia 7 e recebeu o diagnóstico da gripe três dias depois.

"Imediatamente, foi internada para ser observada. Atualmente, recebe tratamento médico hospitalar e tem evolução favorável", afirma o comunicado.

Já a criança canadense, que tem quatro anos de idade, chegou com seus pais à cidade de Holguín no dia 6 de junho. Depois de apresentar febre, inflamação na garganta e mal-estar, foi levada a uma consulta médica. Segundo a nota do Ministério da Saúde, seu estado também é estável.

"Em ambos os casos, foram realizadas análises epidemiológicas nas pessoas que tiveram contato com os pacientes, que não apresentaram os sintomas. Elas receberam o antiviral específico", garantiu o comunicado.

Com as duas novas confirmações, o número de infectados em Cuba chega a nove -- três são estudantes mexicanos, três são turistas canadenses e outros três são cubanos. Todos eles contraíram o vírus fora do país.

O governo cubano destacou também que para impedir a propagação da doença é fundamental "a vigilância clínica epidemiológica em todas as pessoas vindas do exterior, durante os dez dias posteriores à sua chegada".

De acordo com a última atualização do relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a nova gripe, divulgado ontem, o número de pessoas infectadas chegou a 35.928, em 76 países. Até o momento, 163 pessoas já morreram em decorrência da epidemia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host