UOL Notícias Notícias
 

18/06/2009 - 20h04

Equador: Procurador pode investigar denúncia de favorecimento envolvendo presidente

ANSA
QUITO, 18 JUN (ANSA) - O procurador-geral do Equador, Washington Pesántez, disse hoje que vai esperar as investigações da Controladoria do Estado para abrir processo por tráfico de influência supostamente cometido pelo irmão do presidente Rafael Correa.

"Se a Controladoria do Estado encontrar indícios de responsabilidade penal, não terei nenhum problema em atuar", afirmou Pesántez.

A denúncia partiu do jornal Expreso, de Guayaquil. Segundo a publicação, Fabricio Correa, irmão do presidente, é beneficiado por contratos assinados junto ao governo cujo valor total supera US$ 80 milhões.

Os convênios foram firmados por companhias e grupos que pertencem a Fabricio ou nos quais ele é sócio. O empresário nega qualquer irregularidade.

"Eu não me nego a ser investigado. Esta é a obrigação de todos os cidadãos e entidades de controle, porque são contratos públicos", ponderou.

O presidente disse que renunciará caso se comprove que um parente seu foi beneficiado irregularmente. "Que nos digam o quanto o Estado foi prejudicado. Se não, será mais um escândalo montado por certos meios de comunicação", afirmou.

Pesántez, por sua vez, reconheceu que a entrega de obras a um familiar do presidente, além da questão legal, pode apresentar problemas éticos.

"Pode haver assuntos de caráter ético, como disse o controlador. Por isso ele está atuando e examinado [a questão]", ressaltou.

A Federação de Trabalhadores Petroleiros do Equador, que faz oposição ao governo, pediu à Procuradoria que investigue os subcontratos assinados por uma das empresas de Fabricio Correa, informou a rádio Quito.

Por sua vez, o vice-presidente do Congresso, César Rodríguez, afirmou ontem que o Poder Legislativo vai intervir caso se comprove que houve tráfico de influência por parte do irmão do presidente.

O parlamentar lembrou, porém, que Fabricio Correa já prestava serviços ao Estado antes que seu irmão chegasse à presidência.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host