UOL Notícias Notícias
 

22/06/2009 - 11h11

Papa celebrará encerramento do Ano Paulino

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 22 JUN (ANSA) - O papa Bento XVI presidirá no próximo domingo a celebração das Vésperas na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, no Vaticano, que marcará o encerramento do Ano Paulino.

A celebração ocorrerá em solenidade aos santos Pedro e Paulo. Na próxima segunda-feira, eles também serão homenageados durante a missa que o Pontífice rezará na Basílica de São Pedro com alguns arcebispos metropolitas que receberão pálios.

O pálio é uma espécie de manto branco que possui dois apêndices -- um na frente e um nas costas -- e seis cruzes bordadas. O acessório, que representa a unidade com o sucessor de Pedro, era de uso exclusivo dos Papas, mas foi estendido aos primazes e arcebispos metropolitas.

O Ano Paulino, que marca os dois mil anos do nascimento de São Paulo, foi iniciado em junho de 2008 com "uma série de eventos litúrgicos, culturais e ecumênicos, como também várias iniciativas pastorais e sociais, todas inspiradas na espiritualidade paulina", declarou o Pontífice na abertura do evento, há um ano.

Na última sexta-feira, foi iniciado no Vaticano o Ano Sacerdotal, período que vai até 19 de junho de 2010, dedicado à formação de futuros padres.

Entre as atividades do Papa desta semana, estão um encontro com bispos vietnamitas em visita "ad limina", que acontece hoje, e uma reunião com o grão-mestre da Soberana Ordem Militar dos Cavaleiros de Malta, Fr. Matthew Festing, na próxima quinta-feira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h39

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h47

    -0,72
    63.621,97
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host