UOL Notícias Notícias
 

25/06/2009 - 20h33

G8 deve pedir ao governo do Irã que respeite manifestações

ANSA
TRIESTE, 25 JUN (ANSA) - Os chanceleres do G8, que iniciam hoje uma cúpula na cidade italiana de Trieste, deverão pedir às autoridades do Irã que detenham a violência desatada depois da eleição presidencial realizada no último dia 12.

Segundo fontes diplomáticas europeias, durante um jantar realizado na noite desta quinta-feira, que dá início aos trabalhos do encontro, os ministros participantes concordaram quanto à necessidade de buscar uma "solução pacífica" para a crise política iraniana, por meio da instauração de um "diálogo democrático".

Nos últimos dias, milhares de pessoas saíram às ruas da capital Teerã defendendo a anulação do pleito do dia 12, no qual o presidente Mahmoud Ahmadinejad foi mantido no cargo com mais de 60% dos votos.

Simpatizantes do candidato derrotado, o moderado Mir Hussein Mousavi, acreditam que a eleição foi fraudada. Pelo menos 20 pessoas morreram em enfrentamentos entre manifestantes e policiais.

Os chanceleres do G8, grupo que reúne as sete economias mais industrializadas do mundo (Estados Unidos, Itália, Reino Unido, Japão, Canadá, França e Alemanha) e a Rússia, deverão pedir ao Irã que respeite o "direito fundamental" dos manifestantes de exercerem sua "liberdade de expressão".

As fontes diplomáticas que acompanharam o jantar acreditam que tal disposição pode determinar o conteúdo do comunicado que será emitido durante a jornada de trabalho do G8.

Hoje, o chanceler italiano, Franco Frattini, adiantou que trabalhará junto às demais potências para incluir no documento uma forte condenação à violência ocorrida no Irã.

A Rússia, entretanto, já disse que não assinaria uma resolução que questionasse a votação iraniana. O chanceler Sergei Lavrov afirmou, após se reunir com Frattini, que seria "um erro" isolar Teerã. A cúpula do G8 vai até sábado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host