UOL Notícias Notícias
 

25/06/2009 - 17h53

Itália quer que G8 condene violência no Irã; Rússia discorda

ANSA
TRIESTE, 25 JUN (ANSA) - O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, disse hoje que buscará junto aos participantes da cúpula de chanceleres do G8, que tem início hoje na cidade de Trieste, um consenso para incluir na declaração do encontro uma condenação à violência que ocorre no Irã desde as eleições realizadas no dia 12.

Frattini tentou obter o respaldo de Moscou ao se reunir com o chanceler russo, Sergei Lavrov. O G8 agrega as sete economias mais industrializadas (Estados Unidos, Japão, Canadá, Alemanha, França, Itália e Reino Unido), e a Rússia.

"Teremos um bom documento sobre o assunto", enfatizou o diplomata italiano, referindo-se aos protestos de iranianos que saíram às ruas para contestar os resultados das eleições, vencidas pelo atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad, com mais de 60% dos votos.

Os manifestantes, apoiadores do candidato moderado Mir Hussein Mousavi, alegam fraude e pedem a recontagem dos votos ou a anulação do pleito. Sobre tais acusações, Frattini assegurou que tanto a Itália quanto a Rússia concordam que "os procedimentos eleitorais são uma questão interna do Irã".

"Nenhum país pede a recontagem dos votos, queremos apenas uma resposta do governo iraniano sobre o resultado. Até agora, esta resposta não chegou, mas esperamos que venha", ressaltou.

Lavrov, no entanto, disse considerar "um erro" isolar o Irã e descartou condenar o processo eleitoral do país, qualificado por ele como "um exercício de democracia".

Para o diplomata, a declaração do G8 deve centrar-se sobre a questão nuclear, que é "o ponto principal". "O isolamento é uma atitude errada. Engajamento é a palavra-chave", ponderou.

Frattini, por outro lado, enfatizou que a preocupação de seu país diz respeito à "violência". "Há milhares de pessoas que protestam nas ruas", disse. Pelo menos 20 pessoas morreram em confrontos de manifestantes com policiais desde o dia 12.

O Irã foi chamado para a cúpula de Trieste, cidade do norte italiano, mas negou-se a participar.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host