UOL Notícias Notícias
 

02/07/2009 - 13h10

Vaticano pede que imigrantes clandestinos não sejam punidos

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 2 JUL (ANSA) - O presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Refugiados, monsenhor Antonio Maria Vegliò, pediu hoje que os estrangeiros não sejam criminalizados ao comentar o novo pacote de segurança aprovado pelo Senado italiano.

Os senadores aprovaram hoje um pacote de leis para a segurança nacional, que considera crime a entrada ou permanência clandestina na Itália.

Para o representante do Vaticano, a imigração não deve ser reprimida como "uma invasão da qual é preciso se defender".

Em um artigo sobre "Atualizações Sociais", o religioso afirma que "ninguém quer negar aos Estados a autoridade de estabelecer as modalidades de entrada e permanência no próprio território".

Porém, acrescentou que não pode ser esquecida que a "soberania está vinculada às convenções internacionais e ao respeito a dois princípios éticos: a defesa da dignidade dos indivíduos e a convicção que toda a humanidade, para além das diferenças étnicas, nacionais, culturais e religiosas, forma uma comunidade sem discriminação entre os povos".

Pacote aprovado O Senado italiano aprovou hoje um pacote de leis para a segurança nacional, que pune imigrantes clandestinos com uma multa de 5 a 10 mil euros. Eles também serão expulsos imediatamente.

O imigrante sem permissão de estadia poderá permanecer nos centros de identificação e expulsão por até seis meses. Entre outras medidas, torna-se obrigatória a denúncia de imigrantes em situação irregular. Também será punido quem abrigar ou alugar um imóvel a clandestinos, com sentenças de reclusão que podem chegar a até três anos.

Analisando estas novas medidas o arcebispo analisa que hoje não se vê mais a diversidade como "uma riqueza.

O fenômeno migratório está produzindo, nas sociedades mais ricas e geralmente sem valores, novos tipos de escravidão". Segundo Vegliò é necessário se libertar da categoria de inimigo, que "criminaliza os estrangeiros".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host