UOL Notícias Notícias
 

13/07/2009 - 11h56

Irmão de voluntário sequestrado nas Filipinas exalta trabalho da diplomacia italiana

ANSA
MONTEVARCHI (TOSCANA), 13 JUL (ANSA) - Francesco Vagni, irmão do italiano Eugenio Vagni, funcionário da Cruz Vermelha que foi libertado após passar sete meses sequestrado nas Filipinas, pediu hoje às famílias de outros reféns que confiem no Ministério das Relações Exteriores da Itália.

Em uma mensagem enviada a familiares de italianos que são mantidos reféns em diferentes partes do mundo, com atenção especial para os dez marinheiros do rebocador Buccanner que estão sob poder de piratas somalis, Vagni lamentou "não haver pensado subitamente neles, mas às vezes os momentos de festa nos fazem esquecer dos problemas dos outros".

"Hoje, quero enviar uma mensagem a todos eles e dizer para terem confiança no trabalho da Farnesina [nome pelo qual é conhecida a Chancelaria italiana]", prosseguiu.

Vagni não soube informar quando seu irmão regressará à Itália, mas afirmou que espera a volta para daqui a uma semana, já que o ex-refém deve fazer exames médicos antes de viajar.

"Ninguém me informou a data, nem se antes ele irá a Genebra, [onde está a] sede da Cruz Vermelha. Acho que vai demorar cerca de uma semana, mas neste momento não é um problema esperar. Está tudo bem", comentou.

Segundo ele, amigos e autoridades italianas já estão preparando uma festa de recepção a Eugenio. "Todos querem partilhar da nossa alegria", ressaltou.

No último sábado, o chanceler italiano, Franco Frattini, anunciou a libertação do agente, e a Farnesina emitiu um comunicado agradecendo às autoridades filipinas por seus esforços. Eugenio Vagni foi raptado em 15 de janeiro deste ano pelo movimento radical islâmico Abu Sayyaf quando realizava uma inspeção de rotina em uma prisão na Ilha de Jolo.

Junto a ele foram levados outros dois voluntários da entidade, o suíço Andreas Notter e a filipina Jean Lacaba, soltos anteriormente. O Abu Sayyaf é um grupo terrorista do sudeste asiático acusado de ter ligações com a rede da Al-Qaeda.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h40

    -1,34
    3,138
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h44

    0,72
    70.517,46
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host