UOL Notícias Notícias
 

14/07/2009 - 16h54

Costa Rica convoca reunião com Zelaya e Micheletti sobre Honduras

ANSA
SAN JOSÉ, 14 JUL (ANSA) - O presidente da Costa Rica, Oscar Arias, anunciou hoje que convidou o chefe do governo de facto de Honduras, Roberto Micheletti, e o mandatário deposto, Manuel Zelaya, para uma reunião no próximo fim de semana.

Desde a semana passada, o governo da Costa Rica tenta mediar as negociações para o fim do impasse em Honduras.

Na última quinta-feira, Arias se reuniu separadamente com Micheletti e com Zelaya para tentar encontrar uma saída para a crise institucional desencadeada pelo golpe de Estado em Honduras.Trata-se assim de uma nova tentativa de progredir no diálogo entre as partes.

Arias anunciou que a reunião será realizada no próximo sábado, mas pode se estender até o domingo, caso não seja alcançado um acordo.

O encontro será realizado novamente na residência oficial de Arias, em San José, capital da Costa Rica. As delegações do governo golpista e do governo deposto também participarão da reunião.

Zelaya foi deposto no dia 28 de junho, quando pretendia promover uma consulta popular sobre a convocação de uma Assembleia Constituinte. O presidente foi preso por algumas horas e, em seguida, expulso do país.

Após o golpe, o Congresso Nacional de Honduras nomeou Micheletti para a presidência. O novo governante foi designado para ficar no poder até as próximas eleições, que estão previstas para novembro deste ano.

O golpe de Estado foi fortemente criticado pela comunidade internacional, sobretudo por países do continente, como os Estados Unidos, Brasil, Argentina e Venezuela.

Em manifestação de protesto contra o golpe, a Organização dos Estados Americanos (OEA) suspendeu Honduras de seu quadro de países-membros.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host