UOL Notícias Notícias
 

15/07/2009 - 20h21

México: Congressistas dizem que governo perde 'guerra' contra o crime

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 15 JUL (ANSA) - Parlamentares mexicanos pediram hoje que o governo do presidente Felipe Calderón (do Partido Ação Nacional - PAN) revise sua estratégia no combate ao crime organizado, pois segundo eles, até agora as ações "não tiveram êxito" face a onda de violência que o país vive nos últimos dias.

Nesta semana, num intervalo de apenas 24 horas, foram registrados ao menos 53 assassinatos nos Estados de Chihuahua, Michoacán, Nuevo León, Guanajuato, Sinaloa, Durango, Guerrero, México e Jalisco.

Uma das principais bandeiras do governo Calderón é a "guerra" ao narcotráfico, com o emprego das forças armadas. A medida é contestada por diversos setores e os militares são acusados de execuções, detenções arbitrárias e outras violações aos direitos humanos.

O coordenador dos senadores do Partido da Revolução Democrática (PRD), de esquerda, Carlos Navarrete, afirmou que "a percepção das pessoas é de que o combate ao narcotráfico está se perdendo".

Já o presidente da Câmara dos Deputados, César Duarte, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), centro, reconheceu que "sem dúvida a estratégia [contra o narcotráfico] falhou".

Até o senador Gustavo Madero, do governista PAN, considerou que a estratégia de Calderón "deve ser submetida a uma revisão".

Por sua vez, representantes da polícia federal afirmaram que um deputado eleito pela esquerda integra um comando que seqüestrou, torturou e assassinou 12 agentes federais em Michoacán.

Organizações mexicanas defendem que a presença do narcotráfico na política é um drama nacional que não exclui nenhum dos principais partidos.

No último sábado, uma ofensiva do grupo criminoso "La Familia", em Michoacán, contra a prisão de um de seus líderes, Arnoldo Rueda, culminou em diversas mortes.

Desde então, grupos armados -- supostamente deste cartel -- atacaram oito estações policiais em diferentes cidades de Michoacán e de estados vizinhos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host