UOL Notícias Notícias
 

16/07/2009 - 11h25

Comissão Europeia elogia resultados de reunião do G8

ANSA
ROMA, 16 JUL (ANSA) - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, e o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, elogiaram hoje os resultados da 35ª Cúpula do G8, realizada há uma semana na Itália.

"Considerando a qualidade do debate e das decisões tomadas, em particular as ambientais, [esta cúpula] foi a melhor", disse Barroso, em declarações veiculadas pela Chancelaria italiana. Já o diretor da OMC, Pascal Lamy, ressaltou a importância das discussões sobre a crise promovidas durante o encontro, ocorrido entre os dias 8 e 10 de julho na cidade de L'Aquila. "O que emerge deste G8 é uma forte vontade e a solidez de acordos para rejeitar tendências protecionistas", afirmou.

Zoellick, por sua vez, falou sobre as medidas analisadas pelas potências mundiais para reconstruir o sistema financeiro, destacando que "é prematuro pensar em um segundo plano de estímulos" à economia.

A Cúpula do G8 reuniu os governantes das sete economias mais industrializadas do mundo (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) e da Rússia. As nações emergentes, entre elas Brasil, China e Índia, foram convidadas a participar.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host