UOL Notícias Notícias
 

16/07/2009 - 18h25

Honduras: Insulza vê sinais positivos na mediação da Costa Rica

ANSA
WASHINGTON, 16 JUL (ANSA) - O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, afirmou hoje que já vê alguns sinais de flexibilidade na posição do governo de facto de Honduras, graças à mediação conduzida pelo presidente da Costa Rica, Oscar Arias.

Insulza considera "interessante", porém ainda "inaceitável" a proposta do presidente de facto do país centro-americano, Roberto Micheletti, de deixar o poder com a condição de que o mandatário destituído, Manuel Zelaya, não volte à presidência.

Discursando no centro de estudos InterAmerican Dialogue, em Washington, o secretário-geral da OEA reiterou que, na sua opinião, a única saída para a crise de Honduras é o retorno Zelaya ao poder.

"Não há outra opção", ressaltou Insulza, que também descartou completamente a possibilidade de uma ação "militar" para tirar Micheletti do governo hondurenho. O representante da OEA lembra que o presidente de facto "antes dizia que iam tirá-lo morto do poder", mas já não afirma isso agora.

"Acredito que [esta flexibilidade] seja uma boa coisa", apesar de que a condição imposta para sua saída do poder ainda não agrada a instituição, afirmou.

Ontem, Insulza havia dito que a mediação da Costa Rica será "difícil" e "levará tempo", devido à complexidade da situação.

O presidente Arias já se encontrou separadamente com Zelaya e com Micheletti e, no próximo sábado, terá uma reunião com delegações que representam as duas partes.

Zelaya foi deposto no último dia 28 de junho por um golpe de Estado. O então presidente foi preso e, em seguida, expulso do país.

Após o episódio, o Congresso Nacional de Honduras nomeou Micheletti como novo mandatário.

Os países do continente, contudo, não reconhecem a legitimidade o governo nomeado e exigem a volta do presidente deposto ao poder. A OEA inclusive suspendeu Honduras de seu quadro de países-membros por tempo indeterminado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host